Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Partido de oposição declara-se viotorioso em presidenciais e legislativas no Gana

O principal partido da oposição do Gana, Novo Partido Patriótico (NPP), proclamou a sua vitória nas eleições presidenciais e legislativas de quarta-feira.

O director de campanha do NPP, Peter Mac Manu, disse em conferência de imprensa, quinta-feira, que a sua contagem de 80 porcento dos resultados mostrava que o seu candidato presidencial, Nana Akufo Addo, obteve quatro milhões e 600 mil votos contra três milhões e 640 mil para o Presidente cessante, John Dramani Mahama, do Congresso Nacional Democrático (NDC).

O NPP insta, por isso, o Presidente Mahama a reconhecer a sua derrota nesta que é a terceira vez que Akufo Addo disputa a Presidência do Gana. Contudo, a Comissão Eleitoral (EC), que ainda não anunciou nenhum resultado, declarou não os ter ainda recebido dos seus centros de contagem.

O director das eleições da EC, Samuel Tettey, advertiu todos os partidos políticos a abster-se de declarar os resultados, sendo esta uma prerrogativa que incumbe unicamente à Comissão. “A Comissão convida o público a manter-se calmo à espera dos resultados certificados”, refere um comunicado emitido no termo da conferência de imprensa do NPP.

Tettey indicou que a proclamação dos resultados dos centros de apuramento estava atrasada porque este ano a EC utilizou um sistema paralelo de transmissão manual e electrónica dos resultados. Ele indicou que os dados electrónicos deveriam ser contados com os resultados manuais.

Por outro lado, os resultados das assembleias de voto registados pelas cadeias de rádio e de televisão mostram que o NPP progrediu nas regiões-chaves, mesmo lá onde o NDC aparece vitorioso mas com uma maioria reduzida.

A porta-voz do NDC, Joyce Mogtara Bawah, indicou, num comunicado, que a contagem paralela dos votos pelo seu partido mostrava que o Presidente cessante estava em boa posição e convidou todos os apoiantes a esperar a EC para os resultados verificados.

O vencedor da primeira volta deve obter mais de 50 porcento dos votos entre os sete candidatos que disputaram as presidenciais dos quais cinco não obtiveram bons resultados.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!