Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Partido anti-União Europeia vence eleição presidencial na Polónia

O partido polaco Lei e Justiça (PiS), contrário à União Europeia, afirmou ter vencido as eleições presidenciais de domingo, o que arrisca colocar o antigo Estado comunista em rota de colisão com aliados-chave do bloco europeu.

Liderado por Jaroslaw Kaczynski, irmão gémeo do falecido presidente polaco Lech Kaczynski, o PiS conquistou 37,7 por cento dos votos, o suficiente para governar sozinho e uma boa vitória sobre o governista Plataforma Cívica (PO), pró-UE, de acordo com a pesquisa IPSOS, baseada em 90 por cento dos comités eleitorais.

Caso a pesquisa boca de urna esteja correta, a vitória do PiS seria a maior em termos de assentos de um único partido desde que a Polónia realiza eleições livres, após a queda do comunismo em 1989 – marcando uma mudança decisiva do conservadorismo social aliado a políticas económicas de esquerdista do partido no país de 38 milhões de pessoas.

Kaczynski, cujo partido tem planos para obter novas receitas com um imposto sobre os activos dos bancos a partir do próximo ano, declarou vitória. “Não vamos chutar os que caíram… Precisamos mostrar que a vida pública polaca pode ser diferente”, disse Kaczynski a apoiantes em Varsóvia.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!