Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Parte do palácio de Nero desaba em Roma

Um setor do antigo palácio do imperador Nero desabou esta terça-feira em Roma, Itália, sem deixar feridos. O desabamento, no entanto, levantou preocupações em relação à estabilidade do complexo que é bastante popular entre turistas, afirmaram fontes oficiais.

Metade da Galeria Trajano, que faz parte do Palácio Dourado de Nero, ou Domus Aurea em latim, desabou, afirmou Antonello Vodret, diretor-técnico do monumento. A área que caiu tinha aproximadamente 60 metros quadrados. Segundo ele, foi o maior desabamento ocorrido no monumento, localizado entre o Coliseu e o Fórum Romano.

O local estava fechado para restauração. Ninguém foi encontrado sob os escombros depois de longas buscas, de acordo com o funcionário. Ele lembra que outros incidentes semelhantes ocorreram no palácio, fazendo com que o desabamento desta terça-feira levantasse preocupações em relação à segurança do local, disse Vodret. O diretor afirmou que uma infiltração causou o incidente. “O chão está encharcado de água”, afirmou Vodret, acrescentando que um funcionário da manutenção ouviu a queda.

Outro funcionário do monumento, Luciano Marchetti, afirmou à agência italiana Ansa que outros desabamentos poderão ocorrer. No entanto, o assessor de Políticas Cultuais de Roma, Umberto Croppi, afirmou que “os danos não são muito sérios”. “A galeria é uma estrutura independente da Domus Aurea”, acrescentou. “Aparentemente, não há risco de a Domus Aurea desabar”, afirmou à ANSA.

A Domus Aurea e seus mosaicos recebem em média 1.000 visitantes por dia depois de terem sido parcialmente aberto ao público, em 1999. Mas em 2005, o governo italiano fechou o local por temores de que infiltrações pudessem fazer a vila subterrânea desabar. O local foi reaberto um ano depois. Nero construiu a vila em uma área de cerca de 80 hectares no ano 64 d.C, depois de a maior parte de Roma ter sido destruída pelo fogo enquanto ele, de acordo com historiadores, tocava seu violino.

A extravagância da vila tornou-se um constrangimento para os sucessores de Nero, que cobriram o local com terra para abrir caminho para o Coliseu. Isso permitiu a sobrevivência da vila para a admiração das gerações posteriores.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!