Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Parlamento paquistanês elege novo primeiro-ministro

O Parlamento paquistanês elegeu, Sexta-feira(22), o ex-ministro Raja Pervez Ashraf para comandar o gabinete, depois de a Suprema Corte cessar os direitos políticos do primeiro-ministro Yusuf Raza Gilani. A decisão judicial, decorrente da recusa de Gilani em reabrir um processo de corrupção contra o presidente do país, abre uma nova crise política no Paquistão.

Quem ocupar o cargo, agora ou depois da eleição do começo de 2013, deve enfrentar uma pressão semelhante por parte do juiz Iftikhar Chaudhry, conhecido por perseguir políticos de destaque.

Os três principais centros de poder do Paquistão – militares, líderes civis e Suprema Corte – têm disputado poder político, frustrando os paquistaneses que esperam que os seus líderes foquem na melhora económica e estrutural.

O Partido do Povo Paquistanês, do governo, havia escolhido anteriormente outro político, ministro dos Produtos Têxteis, para substituir Gilani.

Mas um tribunal anti-narcóticos emitiu um mandado de prisão contra ele, o que analistas dizem ter sido orquestrado por militares. Ashraf era ministro de Água e Energia.

Está em jogo a estabilidade do Paquistão, uma potência regional vista como crucial para o combate à insurgência islâmica no vizinho Afeganistão.

O Paquistão também enfrenta tensões na esfera diplomática. A tradicional aliança do país com os EUA sofre turbulências frequentes, passando pelo seu pior momento em vários anos.

As relações deterioraram-se depois de as forças especiais dos EUA terem matado o militante Osama bin Laden, durante uma operação secreta no território paquistanês, ano passado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!