Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Parlamento da Catalunha declara independência da Espanha

O Parlamento regional da Catalunha declarou independência do restante da Espanha nesta sexta-feira, numa votação polémica que provavelmente será declarada ilegal pela corte constitucional espanhola. Minutos depois o Senado do País Europeu autorizou o Governo do primeiro-ministro Mariano Rajoy a controlar a Região directamente a partir de Madri.

A moção de independência foi aprovada na assembleia regional de 135 membros com 70 votos a favor, 10 contra e 2 votos em branco, afirmou o presidente do Parlamento. Parlamentares do Partido Socialista, do Partido Popular (PP) e da legenda Ciudadanos deixaram o Parlamento catalão em protesto antes do início da votação.

Entretanto, ainda nesta sexta-feira, o Senado da Espanha autorizou nesta sexta-feira que o Governo do primeiro-ministro Mariano Rajoy controle a Catalunha directamente de Madri, minutos depois que a região declarou independência do restante do país.

Agora, Rajoy deve convocar seu gabinete para adoptar as primeiras medidas para governar a Catalunha. Isso pode incluir demitir o governo de Barcelona e assumir a supervisão geral das forças de polícia catalães.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!