Cinco obras de reabilitação de estradas e de sistemas de abastecimento de água estão suspensas nas províncias da Zambézia e Nampula devido à crescente subida dos custos de materiais de construção nas zonas Centro e Norte de Moçambique.
Trata-se da estrada Chimuara-Nicoadala, na Zambézia, e Lúrio-Metoro, em Nampula, com obras avaliadas em 103 mil dólares norte-americanos e ainda dos sistemas de abastecimento de água de Mocuba, Guruè e Monapo, segundo Cadmiel Mutemba, ministro das Obras Públicas e Habitação e as mesmas já tinham financiamento assegurado do projecto Millennium Challenge Account dos Estados Unidos da América (EUA).
Mutemba destacou que o seu sector tem enfrentado enormes desafios resultantes da constante subida dos preços do material de construção, realçando estarem em curso estudos visando encontrar alternativas para se contornar a situação.
Aquele governante falava esta quinta-feira, no Maputo, durante a assinatura de um contrato de trabalho entre o Ministério das Obras Públicas e Habitação (MOPH) e Millennium Challenge Account com o propósito de se reabilitar e expandir o sistema de drenagem da cidade de Nampula, obra avaliada em cerca de 13,5 milhões de dólares norte-americanos.
O projecto deverá terminar em Maio de 2013, devendo beneficiar cerca de 300 mil pessoas residentes na cidade de Nampula e arredores.
A cerimónia de assinatura daquele contrato contou com a presença do vice-presidente para o sector de Operações do Millennium Challenge Corporation, Patrick Fine, em visita de trabalho de alguns dias a Moçambique.