A Organização dos Trabalhadores Moçambicanos (OTM-CS) em Nampula elegeu, durante a VI Conferência Provincial realizada nesta parcela do país, o seu secretário-executivo, Celestino Silvério. Este disputava o cargo com Rodrigues Júlio, que assumia o cargo interinamente desde Outubro do ano passado na sequência da morte de Joaquim Mateus, vítima de doença prolongada.
A eleição acontece numa altura em que a província de Nampula se debate com sérios problemas relacionados com a violação sistemática dos direitos dos trabalhadores, com as empresas de segurança privada a liderarem a lista das infracções. Das queixas figuram os atrasos no pagamento de salários, por exemplo.O recém-eleito secretário-executivo provincial, Celestino Silvério, disse que as suas prioridades são a promoção de encontros de aproximação com os comités sindicais das empresas, prosseguir com a supervisão das acções dos movimentos sindicais e inteirar-se “in loco” do ambiente em que os trabalhadores exercem as suas actividades de modo a saber encontrar soluções para possíveis problemas entre o patronato e os empregados.
Por seu turno, o secretário-geral da OTM-CS, Alexandre Munguambe, recomendou ao novo elenco a aproximação do governo provincial e da sociedade civil aos trabalhadores para juntos colaborarem em prol do bem-estar da massa dos operários e do país em geral.