Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Os carros encontrados na Argentina podem ser de esquadrões da morte

Os investigadores argentinos localizaram 43 carros Ford Falcon que podem ter sido usados por esquadrões da morte responsáveis pelo sequestro e desaparecimento de dissidentes durante o regime militar de 1976 a 1983, segundo os documentos judiciais divulgados, esta Terça-feira.

Os Falcons evocam lembranças horripilantes na Argentina, porque eram usados para levar os suspeitos de serem activistas de esquerda para interrogatórios durante a “Guerra Suja” que matou cerca de 30 mil pessoas.

Os carros, enferrujados e cobertos de poeira, têm mais de 30 anos e foram encontrados num galpão da base naval de Puerto Belgrano, na província de Buenos Aires.

Os investigadores agora vão procurar marcas de sangue, cabelos ou qualquer outra pista que possa vincular os veículos à “Guerra Suja”, como parte duma investigação judicial de crimes contra a humanidade, de acordo com os documentos publicados pela agência de notícias oficial do Judiciário.

“Esse modelo de carro efectivamente contribuiu com as sombrias acções militares, permitindo o sequestro e transporte de incontáveis pessoas, tornando-se também um símbolo que semeava o terror”, dizem os documentos.

Separadamente, a agência de notícias do Judiciário disse que os investigadores procuram pistas nos aviões duma base aeronaval e dum museu aeronaval próximos, pois, possivelmente, foram usados nos “voos da morte”, em que os presos políticos eram sedados e lançados no rio da Prata.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!