Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Órgãos eleitorais já trabalham em nampula

O processo de revitalização dos órgãos eleitorais na província de Nampula já arrancou e o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), está, neste momento, empenhado na reparação e manutenção dos equipamentos indispensáveis para garantir a execução com sucesso da fase de actualização do censo eleitoral visando as eleições presidenciais, legislativas e para assembleias provinciais, que arranca no próximo dia 15 de Junho.

Isabel Tirano, directora do STAE em Nampula, referiu que o seu organismo termina na próxima quinta feira o processo de activação dos órgãos eleitorais na província, iniciado há cerca de uma semana, o qual se concentra em 16 dos 21 distritos, incluindo a cidade capital, que se encontram operacionais desde a fase dos preparativos para a realização das terceiras eleições municipais.

O processo de activação do STAE em Nampula caracteriza-se, neste momento, na reparação e manutenção dos 544 mobiles e geradores de electricidade, o mesmo número que foi usado no processo de recenseamento de raiz visando as últimas eleições autárquicas. A fonte precisou que o STAE central enviou, recentemente, a esta província um kit de acessórios para reparação de cerca de 100 mobiles que apresentam avarias consideradas mais preocupantes, sobretudo no sistema de descarga de dados.

Isabel Tirano destacou que as chuvas que ainda se registam um pouco pela província agravam os danos nas vias, igualmente incrementam os caudais de alguns rios. Se a situação se mantiver como actualmente se apresenta, o STAE admite a possibilidade de mobilização de meios aéreos sobretudo helicópteros para garantir o posicionamento dos materiais para arranque do processo de recenseamento eleitoral fase de actualização que terá uma duração de 45 dias.

Referiu que serão usadas embarcações movidas a motor para atravessar aqueles rios que estiverem com caudal alto igualmente para o transporte dos materiais de registo para as Ilhas. Em Nampula, o processo de actualização do censo que abrange os indivíduos que atingem a idade eleitoral antes do dia de votação marcado para 28 de Outubro próximo e eleitores transferidos depois do ultimo pleito, será garantido por 2.176 brigadistas preferencialmente aqueles que trabalharam no ultimo pleito.

A educação cívica aos eleitores será garantida por um total de 350 agentes, segundo a nossa fonte. Para garantir a formação dos brigadistas e agentes de educação cívica que arranca em meados do próximo mês, o STAE vai formar um total de 80 formadores de nível provincial. A sua formação vai decorrer na capital do país num prazo de cerca de Dez dias com inicio em 13 de Maio.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!