Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Orçamento do Estado: doadores já desembolsaram 98 por cento dos compromissos

Os Parceiros de Apoio Programático do Governo (PAPs), também conhecidos por G19, já desembolsaram 10.520,0 milhões de Meticais (367,8 milhões de dólares ao câmbio actual) dos seus compromissos para o Apoio Directo ao Orçamento do Estado deste ano.

Segundo dados do Ministério das Finanças, que AIM teve acesso, estes montantes representam 98,1 por cento da previsão anual, que é de 10.727,5 milhões de meticais (375,1 milhões de dólares).

No passado mês de Agosto, os PAPs desembolsaram 347,2 milhões de meticais de uma previsão de 660,0 milhões de meticais programados, o correspondente a 52,6 por cento da previsão Mensal.

De salientar que países como o Reino Unido, Dinamarca e Portugal já canalizaram a totalidade dos valores do compromisso ao tesouro moçambicano. A contribuição do G-19 para o Orçamento do Estado varia de 300 a 500 milhões de dólares anuais.

Para o próximo ano, os parceiros comprometeram-se a desembolsar 606 milhões de dólares, dos quais 344 milhões de dólares para apoio directo ao Orçamento do Estado e os restantes para o apoio programático sectorial.

Integram o G19 a Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Comissão Europeia, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Noruega, Holanda, Portugal, Suécia, Suíça, Reino Unido, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Banco Mundial e seus membros associados, nomeadamente Nações Unidas e Estados Unidos da América.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!