Os Parceiros de Apoio Programático do Governo (PAPs), também conhecidos por G19, já desembolsaram 10.520,0 milhões de Meticais (367,8 milhões de dólares ao câmbio actual) dos seus compromissos para o Apoio Directo ao Orçamento do Estado deste ano.
Segundo dados do Ministério das Finanças, que AIM teve acesso, estes montantes representam 98,1 por cento da previsão anual, que é de 10.727,5 milhões de meticais (375,1 milhões de dólares).
No passado mês de Agosto, os PAPs desembolsaram 347,2 milhões de meticais de uma previsão de 660,0 milhões de meticais programados, o correspondente a 52,6 por cento da previsão Mensal.
De salientar que países como o Reino Unido, Dinamarca e Portugal já canalizaram a totalidade dos valores do compromisso ao tesouro moçambicano. A contribuição do G-19 para o Orçamento do Estado varia de 300 a 500 milhões de dólares anuais.
Para o próximo ano, os parceiros comprometeram-se a desembolsar 606 milhões de dólares, dos quais 344 milhões de dólares para apoio directo ao Orçamento do Estado e os restantes para o apoio programático sectorial.
Integram o G19 a Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Comissão Europeia, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Noruega, Holanda, Portugal, Suécia, Suíça, Reino Unido, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Banco Mundial e seus membros associados, nomeadamente Nações Unidas e Estados Unidos da América.