Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Oposição ucraniana pede mais apoio a protestos e forma bloco político

Os líderes da oposição ucraniana pediram, este domingo (22), durante o protesto que as pessoas continuem na principal praça de Kiev durante as comemorações de Natal e Ano Novo, num momento em que as manifestações de rua parecem perder a força.

Cerca de 100 mil manifestantes reuniram-se pelo quinto fim de semana consecutivo na Praça da Independência, centro de Kiev, contra a decisão do presidente Viktor Yanukovich de recusar um acordo comercial com a União Europeia e fortalecer as relações com a Rússia.

Ainda que a demonstração seja relativamente forte, o número de pessoas foi o mais baixo este mês e cerca de metade do comparecimento do último fim de semana. “Não vamos embora”, disse Vitaly Klitschko, famoso boxeador que lidera o partido liberal de oposição Udar (que significa Soco), durante o comício.

“Passaremos o Ano Novo e o Natal aqui”. Pelo calendário da igreja ortodoxa da Ucrânia, o Natal acontece a 7 de Janeiro.  Procurando consolidar a onda de protesto, os líderes da oposição afirmam que estão a estabelecer um movimento político chamado Maidan, em referência ao nome do local onde ocorrem os protestos, Maidan Nezalezhnosti, a Praça da Liberdade.

Os protestos de rua eclodiram depois da decisão do presidente ucraniano de afastar o país de um acordo de livre comércio e associação política com a UE, depois de anos de preparação cautelosa, e voltar a aproximar-se dos russos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!