Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ONU relata crimes de rebeldes de Uganda contra crianças

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apresentou ao Conselho de Segurança o seu primeiro relatório detalhando crimes graves cometidos contra crianças pelo líder guerrilheiro ugandense Joseph Kony e seu temido Exército de Resistência do Senhor, anunciou a organização nesta quarta-feira.

Kony está há quase três décadas foragido dos militares da região, período em que sequestrou dezenas de milhares de menores para engrossarem as fileiras do ERS e servirem como escravas sexuais em seus deslocamentos pelas selvas. Milhares de crianças foram mortas pela brutal guerrilha.

Entre julho e 2009 e fevereiro de 2012, o grupo de Kony sequestrou pelo menos 591 crianças, sendo 268 meninas e 323 meninos, principalmente na República Democrática do Congo, mas também no Sudão do Sul e na República Centro-Africana, segundo o relatório.

“As crianças relataram terem sido usadas em várias tarefas, como cozinheiras, carregadoras, guardas, espiãs ou diretamente em hostilidades, como combatentes ou escudos humanos”, disse Ban. “As meninas que passaram um período substancial associadas ao grupo relataram ter sido alvo de exploração e escravidão sexuais, inclusive sendo ‘casadas’ à força com combatentes. Algumas crianças foram forçadas a usar a violência, inclusive matando seus amigos ou outras crianças no grupo armado.”

A mobilização de forças especiais dos Estados Unidos como consultores para ajudar soldados de Uganda a localizar Kony e seus principais comandantes na densa floresta equatorial da região, que abrange vários países, gerou esperanças de que os dias do sádico líder estejam contados.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!