Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ONU diz que 270 mil rohingya fugiram de Mianmar na última quinzena

Estima-se que 270 mil refugiados rohingya fugiram de Mianmar na última quinzena e buscaram refúgio em Bangladesh, informou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) nesta sexta-feira.

O êxodo da minoria rohingya foi provocado por ataques de insurgentes em 25 de Agosto e uma contra ofensiva do Exército.

Mianmar diz que suas forças realizam uma campanha legítima contra terroristas responsáveis por uma série de ataques contra postos policiais e o Exército desde Outubro passado.

As autoridades de Mianmar acusam militantes rohingya de matarem civis não-muçulmanos e incendiar as suas casas. “Os dois campos de refugiados em Cox’s Bazar, no sudeste de Bangladesh –que abrigavam quase 34 mil refugiados rohingya antes deste influxo– estão superlotados.

A população mais que dobrou em duas semanas, totalizando mais de 70 mil. Existe uma necessidade urgente de mais terra e abrigos”, disse o Acnur num boletim aos repórteres em Genebra. “A grande maioria é de mulheres, incluindo mães com recém-nascidos, famílias com crianças. Elas chegam em más condições, exaustas, famintas e desesperadas por abrigo”.

A ONU estima um influxo total de refugiados de 300 mil –uma previsão anterior falava em 120 mil, disse uma autoridade à Reuters na quarta-feira.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!