Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

OMS anuncia redução de 25 porcento de novas infeções ao HIV/sida em 22 países africanos

O número de novas infeções ao HIV/Sida em África registou uma baixa de 25 porcento em 22 dos 46 países da região africana da Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou sexta-feira em Brazzaville o diretor regional, o Angolano Luís Gomes Sambo, durante um encontro com o corpo diplomático acreditado no Congo.

O diretor regional da OMS para África, que se congratulou com os progressos realizados em África, afirmou que 5 países atingiram o objetivo de acesso universal fixado em 80 porcento, designadamente o Botswana, a Namíbia, o Ruanda, a Swazilândia e a Zâmbia.

Segundo ele, a taxa de cobertura da prevenção da transmissão da mãe para o filho atingiu 59 porcento em África, enquanto 92 porcento das mulheres grávidas estão infetadas com o HIV/Sida. Na região africana da OMS, 1,2 milhão de pessoas morreram de doenças associadas à sida em 2011, segundo Luís Sambo.

Por sua vez, a decana do corpo diplomático, a embaixadora da República Centro-Africana, Marie-Charlotte Fayanga, lamentou que os anti-retrovirais se limitem às zonas urbanas. “Os anti-retrovirais limitam-se geralmente às zonas urbanas e a questão de ruturas de abastecimentos ainda não está resolvida”, ressaltou a diplomata centro-africana, que incentivou “os decisores públicos da saúde para uma melhor consideração das necessidades específicas das camadas sociais vulneráveis quanto ao acesso aos cuidados de saúde”.

A diplomata centro-africana advertiu que, em caso contrário, a fatura será mais elevada e que os mais pobres serão abandonados.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts