Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Oligarca russo Alexander Lebedev comprará ‘The Independent’

O oligarca russo e o ex-agente da KGB Alexander Lebedev vai comprar o jornal britânico ‘The Independent’ e sua edição dominical, ‘The Independent on Sunday’, pelo valor simbólico de uma libra esterlina, anunciou esta quinta-feira a empresa que edita as duas publicações.

O Independent news and media (INM) mantinha desde dezembro negociações “exclusivas” com o multimilionário russo, que anunciou pela primeira vez seu interesse nos dois jornais, em abril passado. Lebedev, de 50 anos, e cuja fortuna está avaliada pela mídia britânica em 2,2 bilhões de libras (3,275 bilhões de dólares, 2,45 bilhões de euros), já adquiriu no começo do ano passado 75% do capital do jornal vespertino britânico Evening Standard por outra libra simbólica.

Em outubro passado, este jornal passou a ser gratuito com o objetivo de aumentar a tiragem de 250.000 para 600.000 exemplares. O ‘Independent’, fundado em 1986 e que acumulava uma importante dívida, editava uma média de 183.547 exemplares em fevereiro de 2010, longe dos outros grandes jornais nacionais, como o Daily Telegraph, o Times e o Guardian.

Além destes títulos britânicos, Lebedev possui também com o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachov 49% da revista liberal russa Novaya Gazeta, cuja jornalista estrela, Anna Politkovskaya, foi assassinada em 2006.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!