Pelo menos oito cidadãos perderam vida e mais de 10 contraíram ferimentos graves e ligeiros em consequência de sete acidentes rodoviários registados, na semana finda, em diferentes estradas da província de Nampula.
A condução sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade e as deficiências mecânicas em algumas viaturas foram as principais causas dos acidentes de viação em alusão, alguns do tipo despiste e capotamento, choque entre carros e motorizadas e outros do tipo atropelamento.
Os sinistros ocorreram nos distritos de Malema, Memba, Ribáuè e cidade de Nampula. O @Verdade soube que das oito vítimas, cinco encontraram a morte nos locais da desgraça e outras três pereceram na unidade sanitária para onde foram socorridas.
Dos feridos graves, pelo menos três encontram-se ainda internados no Hospital Central de Nampula (HCN).
De acordo com Zacarias Nacute, porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, dos automobilistas envolvidos nestes acidentes, cinco encontram-se detidos por suposta negligência durante a condução.
Além das vítimas humanas, os incidentes causaram, segundo Nacute, sete danos materiais avultados. A corporação está a levar a cabo palestras de sensibilização com vista a reduzir os acidentes. Entretanto, este trabalho tem sido gorado pela cada vez mais sinistralidade rodoviária, em parte resultante do incumprimento das regras de condução e da inobservância dos sinais trânsito.