Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Oito mortos em atentados de Boko Haram em duas mesquitas na Nigéria

O Exército nigeriano confirmou esta sexta-feira a morte de oito pessoas num ataque de supostos terroristas do Boko Haram contra duas mesquitas em Damboa, no Estado nigeriano de Borno, no nordeste do país. Entre os mortos figuram os dois kamikazes de Boko Haram envolvidos nos atentados.

Segundo o porta-voz do Exército nigeriano, coronel Sani Usman, o primeiro kamikaze foi impedido de se introduzir no interior da mesquita mas acabou por detonar o seu explosivo no exterior, ao passo que o segundo se desviou para se fazer explodir numa mesquita vizinha, matando seis pessoas.

O coronel Usman precisou que o ataque ocorreu por volta das 05:15 horas locais, quando o primeiro kamikaze visou a mesquita central de Damboa mas que, devido ao rigor das medidas de segurança, ele não conseguiu entrar, o que o deixou obviamente frustrado, levando-o a fazer-se explodir e morrer perto da mesma mesquita.

Por seu turno, prosseguiu a fonte, o segundo kamikaze desviou-se até à entrada duma outra mesquita mais pequena onde detonou a sua bomba, causando a sua própria morte e a de seis crentes, bem como o ferimento de uma outra pessoa.

“Os feridos foram evacuados para um hospital, e esforços continuam para remover os escombros. As tropas e as outras agências de segurança foram mobilizadas para o local”, declarou.

Num outro desenvolvimento conexo, disse, outros presumíveis terroristas Boko Haram atacaram, numa tentativa de sobrevivência, a aldeia de Gaskeri, perto de Dalori, quinta-feira à noite, onde mataram três guardas civis e saquearam produtos alimentares, antes de as forças de defesa e segurança serem mobilizadas para a sua perseguição.

De igual modo, e no quadro dos esforços para manter a estrada Maiduguri-Dikwa-Gambourou Ngala aberta e segura, elementos do Exército nigeriano escoltaram, no mesmo dia, quatro camiões e 44 outros veículos de Dikwa para Gamboru Ngala.

Antes da escolta, eles haviam montado na véspera uma emboscada contra os supostos terroristas no ponto de passagem de Gajibo, onde recuperaram meios militares, incluindo armas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!