Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Obituário: Johan Cruyff, lenda do futebol, morre aos 68 anos

O lendário ex-jogador e técnico holandês Johan Cruyff morreu aos 68 anos em decorrência de um cancro no pulmão, de acordo com uma mensagem publicada nesta quinta-feira no site oficial do maior nome do futebol da Holanda em todos os tempo.

A página diz que Cruyff morreu em Barcelona, cercado pela família. Como jogador, Cruyff foi a encarnação do “futebol total” holandês, um estilo de jogo concentrado na posse de bola e nos passes rápidos e que envolvia toda a equipa tanto no ataque quanto na defesa.

Cruyff emergiu como um dos grandes do esporte no início dos anos 1970, quando ajudou o Ajax a conquistar três Campeonatos da Europa consecutivas entre 1971 e 73, e foi eleito Jogador Europeu do Ano em 1971, 1973 e 1974.

Ele foi contratado pelo Barcelona pela quantia então recorde de 2 milhões de dólares, e foi o clube catalão que mais tarde definiu a sua carreira de treinador – foi graças a ele que o Barça conquistou o seu primeiro título no Campeonato Espanhol em quase 15 anos em 1974.

Cruyff também foi um jogador essencial na grandiosa seleção holandesa que chegou à final do Mundial de 1974, quando uma audiência global o viu realizar o hoje famoso “giro Cruyff”, no qual o jogador engana o defesa com um giro de 180 graus.

Cruyff fumava muito e passou por uma cirurgia cardíaca em 1991. A sua morte ocorreu menos de seis meses depois de ele anunciar ter sido diagnosticado com cancro no pulmão.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!