Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

O talento do distrito

O talento do distrito

Novidade Augusto Valoi (Tete, 92), passou de uma atleta desconhecida em 2008 à tricampeão nacional dos 1500 metros. Esta miúda, descoberta no distrito de Búzi, pela Provida, onde estava condenada ao anonimato, encontrou no hectómetro o único adversário nas pistas nacionais…

 

 

A década de ‘90 caminhava lenta quando num pobre subúrbio de Tete nasceu uma criança especial. Era uma menina magra e franzina chamada Novidade Augusto Valoi. Quando tinha dois anos, o seu pequeno mundo sofreu um abalo, com a morte de seu pai, vítima de doença.

Volvido algum tempo, a mãe contraiu matrimónio com outro homem que as levou para Búzi, um distrito de Sofala. Foi em Búzi, diga-se, que aquela criança franzina iniciou os estudos. Na segunda classe sentiu-se atraída pelo atletismo, ainda que o mesmo fosso praticado de forma rudimentar no distrito. A pista era o areal da escola. Não havia distinção de géneros e Novidade corria no meio de rapazes.

Os anos passaram e a paixão pelas provas de corrida foram crescendo. Ganhou notoriedade nos Jogos Escolares. Porém, a menina cresceu e não podia competir na escola. Uma vez não existe nenhuma política de integração de talentos que emergem nas competições do sistema nacional de educação, a rapariga viu o seu sonho interrompido.

O drama era ainda maior porque num país em que as raparigas casam cedo e, por via disso, abandonam a escola, parecia que o destino conspirava para que Novidade não passasse ao lado das estatísticas.

Porém, o talento da miúda não cabia no pequeno distrito de Búzi. A Provida, uma organização que zela pelo bem social, através de Ludgero Cândido, mudou-lhe o destino. Foi com o apoio da Provida, aliás, que Novidade foi aos províncias de atletismo e iniciou a sua carreira.

Consagração

Conta-se que quando apareceu pela primeira vez nos Nacionais de Atletismo de 2009 as pessoas franziam os olhos ao verem, na pista, uma miúda magra, com 1.70 de altura, preparando- se para correr. A corrida começou e ninguém prestava atenção. Foi então que aquela rapariga desconhecida, vinda do distrito de Búzi, começou a correr deixando para trás a concorrência.

Como era possível? Naquele instante nascia a tricampeã nacional dos 1500 metros. No ano seguinte, 2010, Novidade voltou a ganhar. Em 2011 foi a primeira campeã nacional da distância no Estádio Nacional de Zimpeto. Novidade já soma três títulos nacionais e só tem 19 anos.

Hoje

No dia 11 de Março de 2011 Novidade veio viver na capital, fruto de uma parceria entre a Provida e a Companhia Nacional de Hidrocarbonetos. Está na pré-selecção para os Jogos Africanos de Maputo 2011. O seu melhor tempo é 4.50 segundos, mas a meta é fazer 4.20.

Apesar das medalhas e do sucesso, Novidade é produto da sorte e de um bom olho. Não fosse Ludgero Cândido, o seu talento poderia estar preso no distrito de Búzi. Quantas novidades se perdem sem assistência que lhes valha?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts