Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

O que se falou até agora sobre Sexo e Saúde!?

Oi amigos! Chegou o fim do Ano de 2009. Aprendemos muito, fizemos muitas coisas novas mas também mantivemos hábitos antigos, muitos deles no são benéficos a nossa saúde. É altura de repensarmos sobre os nossos desejos, as nossas paixões mas principalmente sobre formas de mantermo-nos saudáveis pois SEM SAUDE NÃO HA VIDA!

Evitemos o abuso do álcool e do sexo sem protecção em relações não monogâmicas. Nesta edição última do ano, gostaríamos de recapitular os temas mais inqueridos na nossa coluna. Recebemos muitas perguntas sobre comichões e borbulhas no aparelho genital. Há ainda muitas dúvidas sobre as Infecções de Transmissão Sexual (ITS).

As ITS são doenças que se transmitem pela via sexual, na maior parte dos casos. A infecção pode ser de vírus, fungos, bactérias e parasitas que se localizam na região genital do homem ou da mulher. Sem a utilização do preservativo, uma pessoa contaminada passa o vírus para a outra. Algumas ITSs podem viver “escondidas” – sem apresentar sintomas – por muito tempo, o que dificulta o seu diagnóstico. Outras são mais visíveis, e podem apresentar sintomas como borbulhas no sexo, corrimento mal cheiroso, dores na zona do útero, dores e sensação de queimadura ao urinar.

Se tiveres qualquer um destes sintomas, MESMO QUE SAIBAS QUE NUNCA FIZESTE SEXO SEM PRESERVATIVO, DEVES fazer o seguinte:

1) Teste de ITS numa Unidade de Aconselhamento e Testagem de Saúde

2) Fazer o tratamento para ITS com a tua/teu parceira/o sexual caso tiveres alguma ITS. Recebemos também muitas dúvidas sobre a possibilidade de casais seropositivos (ou que um dos dois seja positivo) fazerem filhos. No caso de uma mãe seropositiva, ela deve em primeiro lugar consultar um agente de saúde nos serviços Pré-natal ou nos serviços de Ginecologia de Qualquer Hospital para clarificar os métodos de prevenção da transmissão vertical.

A PTV é o um método cientificamente provado que auxilia a redução da probabilidade de infecção de Mãe para filho durante a Gestação. Em todas os hospitais, postos e centros de saúde faz-se o teste do HIV as mulheres que vão ao Pre-natal. Assim, quanto mais cedo a mulher inicia o seu Pre-natal, mais cedo também poderá aderir ao programa PTV. Quanto a questão da gravidez, qualquer mulher que seja fértil e não apresente anomalias no seu sistema reprodutor pode engravidar, mesmo que seja imediatamente depois do parto ou depois da interrupção de uma gravidez. Por isso, se nao pretendes engravidar, usa um método anticonceptivo, de preferência o Preservativo.

Finalmente, sobre o desejo sexual e a ejaculação precoce, dissemos que ambos dependem do nosso estado emocional e psicológico. Se não estivermos a vontade connosco mesmos, com o nosso corpo, com o nosso parceiro, se não soubermos expressar as nossas necessidades e duvidas com o parceiro sexual, reduzem-se as possibilidades de satisfação individual e do outro. Aos homens que sofrem de ejaculação precoce, primeiro dizer que não tem nada a ver com o tamanho ou temperatura da vagina da mulher mas com o vosso psíquico. Por isso, passem mais tempo a proporcionar prazer as vossas parceiras, sem antes avançarem para penetração, procurem descontrair-se mais e quando acharem que estão s a ter dificuldades conversem abertamente com a tua parceira e peçam que ela ajude no processo.

Nós garantimos a nossa presença nesta esquina em 2010, tentado sempre responder as vossas preocupações que podem, se respondidas, salvar vidas. Não hesitem em continuar a enviar questões sobre sexo e saúde, enviando uma mensagens telefónica (sms) para 82115, ou 8415152 ou envia-me um E-mail para averdademz@gmail.com.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!