Dez anos depois da patente do primeiro automóvel, registada por Gottlieb Daimler, em 29 de Janeiro de 1886, surgiu em Estugarda (Alemanha) o primeiro táxi animado por motor.
Ao longo da primeira década da história do automóvel, o motor monocilindrico de 1.1 hp do modelo de Gottlieb Daimler evoluiu de um para dois cilindros, e a sua potência chegou aos 8 hp, sendo capaz de atingir os 24 km/h.
No dia 28 de Junho de 1896 (há 110 anos), Friedrich August Greiner, um industrial de táxis/carruagens puxados por cavalos de Estugarda, encomendou uma carruagem Victoria equipada com motor, para operar como táxi. O modelo, que incluía um taxímetro, foi entregue em Maio de 1897, tendo sido o primeiro veículo automóvel a funcionar como transporte público. O modelo, com pneus de borracha, podia ser equipado com uma capota de lona e, nos dias mais frios, os lugares traseiros podiam ser aquecidos, enquanto que, no Verão, a capota e os vidros eram removidos. O primeiro táxi motorizado cumpria diariamente 70 km nas suas voltas pela cidade, muito mais do que uma carruagem puxada por cavalos podia fazer. É certo que no início, os clientes de August Greiner tiveram algum receio da “velocidade estonteante”, mas a aventura era grande e o operador de táxis teve grandes lucros. Até 1899, encomendou sete unidades deste veículo que recordamos como o antepassado dos táxis, em geral, e muito em particular dos Mercedes que hoje estão associados, em grande parte do mundo, a este serviço de transporte.