Os resultados do primeiro furo de prospecção de petróleo que está a acontecer a nível da bacia de Rovuma, e que abrange o distrito de Memba, na província de Nampula, serão apresentado no próximo mês de Setembro do presente ano.
Segundo informações apresentadas pelo porta-voz da Direcção Provincial dos Recursos Minerais e Energia em Nampula, Fila Lazaro, as actividades de perfuração estão em curso no sentido de até o mês de Setembro ser apresentado ao público e Governo moçambicano.
“Todos estamos ansiosos em relação ao projecto de pesquisa de petróleo que já vem sendo promovido já vão mais de cinco ou mais anos e esperamos que nos dêem resultados positivos”, disse.
Lázaro afirmou que o referido projecto poderá trazer grande valia para o povo moçambicano, visto que poderá garantir o aumento de arrecadação de receitas para os cofres do Estado e grande parte da população terá acesso ao trabalho em todas as frentes da implementação do mesmo caso os resultados sejam satisfatórios. Lázaro não referiu as empresas envolvidas e muito menos os fundos a serem usados no projecto que a ser uma realidade Moçambique passa a ser uma das referências no grupo dos países de exploração daquele recurso muito valioso para as sociedades.
Num outro ponto, a fonte referiu que em quase todos os distritos da província de Nampula estão a beneficiar de projectos de pesquisa de recursos minerais com destaque para ferro e outros que há metais relacionados. “Neste momento, foram autorizados 50 projectos de pesquisa de recursos minerais e destes 15 estão ligados ao metal”, afirmou para depois acrescentar que dos projectos de pesquisa do minério Ferro a maioria estão baseados em todos distritos localizados a norte da província de Nampula. O porta-voz da Direcção Provincial dos Recursos Minerais e Energia disse ter muita expectativa em relação a todos os projectos de pesquisa poderem conseguir sucessos devido à riqueza do subsolo daquele ponto do nosso país, em relação aos recursos minerais com destaque para pedras preciosos.
Impostos resultantes de exploração de Recursos minerais
A província de Nampula conseguiu colectar durante o último ano pouco mais de 29.406.844,30 contra 23.871.593,80 milhões de meticais em 2011 e os seis meses do presente ano, respectivamente. Destes valores 29. 682.748,10 são resultados de colecta de impostos sobre produção entre os anos de 2011 e seis meses primeiros meses do ano em curso de 2012. Além de 2.975.380 impostos sobre superficie, 365.310 impostos sobre taxas e 255.000 impostos sobre multas de pedras aprendidas nos dois anos em alusão.
Fila Lázaro referiu que de todas empresas de exploração de recursos minerais a Kenmare lidera o pagamento de impostos para os cofres do Estado influenciada com a exploração industrial das áreas pesadas.
Neste capítulo de apreensão de recursos minerais a nível daquela província, segundo referiu Lázaro em 2011, foram confiscadas pouco mais de 2.234, contra 1.332 quilogramas de diferentes minérios com destaque para Berilo, Quartzo, Granada, Fluoreto, Ouro, turmalinas entre outros.