Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

Nacala, o porto menos poluído da Costa Oriental de África

O Porto de Nacala, localizado na província nortenha de Nampula, é considerado como um dos menos poluídos da costa oriental de África, mérito que deriva da implementação, sobretudo, de um conjunto de medidas de prevenção contra a contaminação das águas e dos espaços daquela infra-estrutura, por agentes nocivos ao ambiente, como são os casos de óleos e outros produtos de origem química ali manuseados.

Cremildo Madeira, coordenador ambiental do porto de Nacala, explica que uma missão de auditoria da “BM Trada Certification”, responsável pela certificação internacional dos sistemas de gestão ambiental, esteve há dias naquele complexo ferro-portuário, tendo constatado que as actividades portuárias, eram desenvolvidas em estreita observância das normas de gestão saudável do ambiente.

De acordo com a fonte, trata-se da quarta auditoria de que o porto é alvo, desde que recebeu da “BM Trada Certification”, há quatro anos, o certificado ISSO 14001, que confirma que os seus gestores não só se preocupam com a obtenção de benefícios financeiros, mas também na implementação de medidas preventivas para a redução da contaminação das águas do porto e de outros espaços, por agentes nocivos ao ambiente, nomeadamente o óleo que provem da limpeza das máquinas, combustíveis e outros produtos químicos ali manuseados.

Por exemplo, a área de descarga dos contentores, por exemplo, era o local usado para a descarga dos óleos e outros combustíveis que provinham das actividades de limpeza das máquinas, situação que mudou radicalmente mercê da implementação do ISO 14001.

Para a atribuição do certificado de gestão ambiental “ISO 14001”, o porto de Nacala teve de investir cerca de 350 mil dólares americanos, particularmente na melhoria de alguns serviços, para ajustar as normas exigidas pelo certificado.

O porto de Nacala, localizado na baia de Bengo, é um dos mais importantes da costa oriental de África. As suas águas profundas permitem a movimentação de qualquer tipo de navios 24 horas por dia.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!