Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

SELO: O “Polémico” Fim da Era “Guebuziana”, por Pedro Cossa

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a publicação desta Opinião no Jornal que V/ dirige, aproveitar também congratular a mão que o mesmo estende de informar os moçambicanos. Com um jornal de excelente qualidade (a cor) e a custo Zero. Isso é de Louvar, que Deus Abençoe a toda a equipa do Jornal @verdade.

Afinal quem será o sucessor do Presidente Guebuza?

A era “Guebuziana”, é dotada de muitas surpresas e mistérios no quadro Político do Partido, que até alguns que possuem o “Cartão Vermelho” no bolso, só admiram quando as coisas acontecem. O mistério da indicação do sucessor do Presidente Guebuza faz-me pensar que Guebuza pode vir a ser sucessor dele mesmo na presidência da República! Isto porquê?

Eis algumas razões:

1 – Na história do Partido Frelimo Pós-Socialismo o presidente da Republica é também presidente do Partido. Durante os prestes a findar 10 anos do seu mandato; aquando do 10º Cogresso viveu-se o inesperado (Presidente foi o único candidado à presidência do Partido)!

2 – O mistério na indicação do próximo candidato à Presidencia da República (Que até hoje não conhecemos faltando 9 meses para 2014, ano das eleições Gerais), coincide com a revisão da Contituição da República, que esta (Constituição) só dá 10 anos (equivalentes a dois mandatos) ao Presidente, segundo o Nº 3 e 4 do Artigo 147.

3 – Se o 10º Congresso ditou a eleição do Presidente do Partido e uma vez que o mandato na Presidência da República está a findar, enquanto o Presidente de uma coisa é também da outra (Partido-República), quem é que vai dirigir o país caso a Frelimo vença as eleições?

Não será o próprio actual presidente da República? Uma vez que a Presidência do Partido já está nas suas mãos e basta só na Revisão da Constituição, mexer-se os números do Artigo acima referido, estará tudo consumado! Isto suscita mais a hipótese de acontecer porque ainda se “esconde” o sucessor do mesmo.

Apesar da lista (Pacheco, Mulémbwè, Vaquina, A. Aly,etc) isto não é o caso de não acontecer o inesperado, até porque a esta lista, posso chamar de “Especulatória” porque os própros donos dos nomes, quando questionados sobre a sucessão do Presidente, não mostram-se optimista, a resposta tem sido quase Universal “Deixem a Frelimo Trabalhar, no momento oportuno vai indicar a pessoa certa.” Mas quem será essa pessoa?

4 – O “novo” Candito à presidência da República tem uma enorme missão por cumprir, ele, deve efectuar visitas à quase todo o país das cidades até às zonas mais recóndidas para apresentar-se à população para que a conheça, e isto requer muito tempo, e não só, a cara de um candidado à Presidência da República, é uma espécie de um “Marketing Polílitco”, isto é, tem de haver mais tempo para que até aquela vovó de 87 anos consiga memorizar a imagem do Candidado, para não cometer erro no dia das eleições!

Se é que o nosso querido Governo vai indicar o Candidato à Presidencia da República, pedimos que o faça tão já, pois, queremos conhecer e posteriormente reconhecer o nosso futuro pai da “nação”, e que ele também precisará de muito tempo para vir até nós dizer: “votem em mim!” Mas se for o mesmo, não há necessidade de tanta correria pois, já o Conhecemos (é papá Guebuza)!

“Toda a pessoa tem direito de exprimir e de difundir as suas opiniões no quadro das leis e dos regulamentos”.(Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos Artigo 9).

“Os membros detêm a mais ampla liberdade de expressar a sua crítica e opinião, sendo-lhes exigido o respeito pelas decisões tomadas democraticamente, nos termos dos Estatutos”. (Estatuto do Partido Frelimo Artigo 19)

“Todos os cidadãos têm direito à liberdade de expressão, à liberdade de imprensa, bem como o direito à informação”. (Constituição da República Artigo 48)

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!