A agência de consultoria de meios de comunicação GroupM, filial do grupo publicitário britânico WPP, anunciou esta quinta-feira uma previsão de retrocesso do mercado publicitário mundial de 5,5% em 2009, antes de uma recuperação modesta em 2010, a -1,4%.
Segundo um relatório que cobre 70 países, os investimentos publicitários mundiais chegarão neste ano a 417 bilhões de dólares líquidos. Em 2010, a GroupM prevê uma leve melhoria, com uma queda limitada a 1,4%, o que representaria 411 bilhões de dólares em investimentos. Vítima directa da crise econômica, o mercado publicitário mundial pode ter um péssimo ano em 2009.
As previsões mais recentes da agência ZenithOptimedia, filial do grupo publicitário francês Publicis, apontam uma contração de 7% em 2009, antes de uma recuperação em 2010 (+1,5%). Segundo o GroupM, os Estados Unidos serão a exceção com um mercado em queda de 4,3% em 2009 e de 6,5% em 2010. Para o GroupM, os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) devem estimular a recuperação.
O vencedor da crise será a internet, já que os investimentos em publicidade digital representarão 15% do total em 2010, contra 10% em 2007.