O Ministério moçambicano da Defesa Nacional (MDN), Filipe Nyusi, acaba de acreditar três novos adidos militares, no quadro da cooperação bilateral entre Moçambique e os países de onde são oriundos.
Trata-se do Coronel Thomas Andrejews, da Alemanha, Brigadeiro Kamram Ali, do Paquistão, e o Capitão-de-Mar e Guerra António Rebagliato, da Espanha.
A cerimónia de acreditação dos Adidos de Defesa teve lugar, Quarta-feira (31), nas instalações do MDN, em Maputo, tendo sido dirigida pelo titular do pelouro, Filipe Nyusi.
Falando na ocasião, Nyusi disse tratar-se de um bom sinal, pois dá entender que na área de diplomacia, no sector da defesa, estão a ocorrer progressos.
O Ministro da Defesa Nacional manifestou a necessidade de reforçar a cooperação com os três países, destacando como áreas prioritárias as missões de paz, formação e combate aos problemas globais como a pirataria marítima e imigração ilegal.
Citado por um comunicado de imprensa do MDN, Nyusi ressalvou a necessidade de manter uma relação física realista e directa, tendo garantido que apesar de algumas ameaças que se fazem sentir nos últimos dias, “a situação de Moçambique está calma e controlada”.
Por sua vez, os Adidos de Defesa acreditados no país manifestaram a sua disponibilidade em reforçar a cooperação com Moçambique no domínio de defesa pelo que a acreditação abriu mais portas para a cooperação e troca de informações.