Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Número de refugiados sírios passa de 2 milhões, diz ONU

Mais de 2 milhões de refugiados deixaram a Síria para escapar da guerra civil, colocando pressão sobre países vizinhos que recebem os sírios, informou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira. A multidão de crianças, mulheres e homens que cruza as fronteiras subiu quase 10 vezes nos últimos 12 meses, de acordo com dados do Acnur, o órgão da ONU para os refugiados.

“A Síria tornou-se a maior tragédia deste século — uma calamidade humanitária vergonhosa, com sofrimento e deslocamento sem paralelos na história recente”, disse o chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), António Guterres, em comunicado. Em média, quase 5.000 pessoas buscam refúgio em países vizinhos à Síria a cada dia, de acordo com o relatório.

“Se a situação continuar a deteriorar-se neste nível, o número de refugiados irá apenas crescer, e alguns países vizinhos podem ser levados ao ponto de um colapso”, disse a representante do Acnur e estrela de Hollywood Angelina Jolie. O número de pessoas desabrigadas dentro da Síria manteve-se estável em torno de 4,25 milhões, segundo o Acnur.

Ministros de Iraque, Jordânia, Líbano e Turquia – os quatro principais países a receber os refugiados sírios – encontrarão representantes do Acnur em Genebra na quarta-feira para buscar formas de aumentar a ajudar internacional.

A revolta de dois anos e meio na Síria contra as quatro décadas de regime da família do presidente Bashar al-Assad tornou-se uma guerra civil sectária cada vez maior, em que mais de 100 mil pessoas já foram mortas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!