Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Número de mortos no acidente de comboio sobe para 78 na Espanha

O número de mortos num grave acidente de comboio na Espanha subiu para 78 e outras 131 pessoas ficaram feridas depois de um descarrilamento, Quarta-feira (24), nos arredores de Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha, num dos piores desastres ferroviários da Europa.

No lugar do acidente, em Angrois, os operários ainda trabalhavam para recuperar os últimos vagões destruídos pelo impacto. Duas gruas retiraram na primeira hora da Quinta-feira dois vagões para serem inspeccionados pela polícia, depois de os oficiais de segurança terem recuperado assentos e outras parte do comboio para a perícia.

As equipes de resgate descreveram uma cena de terror logo depois do acidente. Os corpos cobertos por mantas jaziam ao lado de vagões retorcidos pelo impacto, e os bombeiros vasculhavam os destroços a tentar retirar sobreviventes pelas janelas.

“O número de 78 mortos está confirmado, as tarefas de resgate continuam ainda, restam dois vagões a serem removidos e vamos cruzar os dedos para que o número de vítimas não aumente, e que os feridos, que são muitos e estão a ser atendidos nos hospitais da Galícia, melhorem”, disse Alfonso Rueda, vice-presidente da Junta de Galícia, à rádio Cadena SER.

O comboio Alvia com oito vagões, que fazia o percurso Madri-Ferrol, saiu dos trilhos às 20h41 da Quarta-feira. As causas do acidente ainda não foram reveladas. Os primeiros indícios apontam que a tragédia, a primeira na história de comboios de alta velocidade da Espanha, ocorreu devido a excesso de velocidade.

Um dos motoristas foi indiciado pelo acidente, disse à Reuters uma porta-voz da Suprema Corte da Galícia nesta quinta. O combo operado pela estatal Renfe levava 247 pessoas, na véspera da principal festividade de Santiago de Compostela, quando milhares de peregrinos católicos lotam as suas ruas.

“Ele estava a andar muito rápido …, parece que numa curva o comboio começou a torcer-se, e os vagões empilharam-se”, disse o passageiro Ricardo Montesco à rádio Cadena Ser.

“Muita gente ficou esmagada no fundo. Tentamos nos espremer para sair do fundo dos vagões, e percebemos que o comboio estava a pegar fogo… Eu estava no segundo vagão e havia fogo… Vi corpos”, acrescentou.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, que nasceu em Santiago de Compostela, realizou uma reunião ministerial de emergência na Quarta-feira e visitou o local na manhã da Quinta-feira.

O premieiro-ministro vai declarar três dias de luto em todo o país.  Quinta-feira, Santiago de Compostela realizaria a sua festividade anual em homenagem a São Tiago, um dos 12 apóstolos de Cristo, cujos restos supostamente estão enterrados na cidade.

A basílica do apóstolo é o destino da famosa peregrinação do Caminho de Santiago, seguida pelos cristãos desde a Idade Média. O conselho de turismo da cidade disse, porém, que todas as festividades foram canceladas uma vez que a cidade iniciava um período de luto devido ao acidente.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts