A Polícia da República de Moçambique (PRM), na província meridional de Gaza, neutralizou, Sexta-feira, nos distritos de Bilene e Chókwè, duas quadrilhas de malfeitores que supostamente se dedicavam a assaltos à mão armada.
José Roberto, director da Ordem no Comando Provincial da PRM em Gaza, citado pelo Jornal “Diário de Moçambique”, disse que a operação teve como saldo a detenção de quatro indivíduos e a recuperação de uma arma de fogo do tipo AK-47, com as respectivas munições.
Segundo a fonte, um dos integrantes da quadrilha neutralizada no distrito de Bilene, que na ocasião se fazia transportar numa viatura supostamente roubada na cidade de Maputo, procurou, sem sucesso, subornar aos agentes da polícia com uma soma no valor de 10 mil meticais (cerca de 400 dólares americanos).
O director disse, por outro lado, que o outro grupo de assaltantes foi neutralizado quando se preparava para protagonizar assaltos em estabelecimentos comerciais, bancários e em residências, algures da cidade de Chókwè.
Roberto revelou que a descoberta das duas quadrilhas de assaltamtes à mão armada foi possível graças à colaboração e denúncias feitas por populares.
A corporação, segundo a fonte, “vai continuar” a reforçar as actividades operativas para assegurar a ordem e tranquilidade públicas antes, durante e depois da quadra festiva que se avizinha.
“Nós estamos prontos para auxiliar às empresas e aos cidadãos na movimentação de somas de dinheiro sem nada em troca, porque é nossa missão garantir a tranquilidade e segurança públicas ao cidadão”, sublinhou o director da ordem.