Mais de 200 técnicos do sector de Saúde entraram, esta quarta-feira (17), no mercado de trabalho na província de Nampula, no quadro dos objectivos do desenvolvimento do milénio na prestação de cuidados primários de saúde em Moçambique.
Trata-se de técnicos formados nas áreas de enfermagem geral, saúde materno infantil, farmácia, medicina preventiva e estatística sanitária, que serão distribuídos em diferentes unidades sanitárias e sobretudo nas regiões onde a procura do pessoal de saúde é considerada preocupante.
Arlinda Chaquisse, directora do Instituto de Ciências de Saúde em Nampula que testemunhou o acto de encerramento do curso, mostrou-se satisfeita com os resultados alcançados nestes dois anos, uma vez que, segundo ela, os graduados vão contribuir para a redução dos índices de várias enfermidades no país.
Para o director Provincial de Saúde em Nampula, Armindo Tonela, a graduação daqueles técnicos faz parte dos objectivos definidos no programa quinquenal da sua instituição.
Refira-se que a formação daqueles técnicos decorreu entre 12 e 24 meses, respectivamente. Além dos conhecimentos teóricos, aqueles profissionais de Saúde beneficiaram de aulas práticas em várias unidades sanitárias das províncias de Nampula e Zambézia.