Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Novo Regulamento de Avaliação da Educação em Moçambique muda o cálculo da Nota Final e aumenta disciplinas a serem examinadas

Novo Regulamento de Avaliação da Educação em Moçambique muda o cálculo da Nota Final e aumenta disciplinas a serem examinadas

Para além do fim da dispensa na classes de exame o novo Regulamento de Avaliação da Educação em Moçambique altera os tipos de avaliações, muda o cálculo da Nota Final, diferencia o apuramento das Médias no Ensino Secundário e aumenta o número de disciplinas a serem examinadas na 10ª e 12ª classes.

Em vigor já para o ano lectivo em curso o novo Regulamento Geral de Avaliação do Ensino Primário, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos e Ensino Secundário Geral para o ensino público e escolas particulares, privadas e comunitárias introduz dezenas de alterações que começam pelos tipos de avaliações.

A Avaliação Contínua (AC) e a Avaliação Sistemática (AS) foram unidas numa Avaliação Contínua e Sistemática (ACS), foi introduzida uma Avaliação Contínua Parcial a ser realizada “no fim de uma ou mais unidades temáticas para avaliar o grau da sua assimilação (…) pode ser escrita ou prática.”

As antigas avaliações Periódicas Trimestral e Semestral foram renomeadas em Avaliação Trimestral (AT) e Avaliação Semestral (AS) enquanto a Avaliação Final e os Exames permanecem inalterados.

No Ensino Primário passa a existir uma Nota Final dos Ciclos com duas Classes, uma Nota Final nos Ciclos com três Classes e ainda uma Nota Final nas escolas particulares sem paralelismo pedagógico.

São introduzidas novas fórmulas para o cálculo das Médias das Avaliações para a Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.

Passam a existir também novas fórmulas para o cálculo das Médias das Avaliações para o Ensino Secundário e ainda outras para o apuramento da Nota do Ciclo e da Nota Final. A Média Global do Ciclo para a ser a “média aritmética das Notas Finais da última classe (5ª, 7ª, 10ª ou 12º classes) por disciplina, com ou sem exame, que o aluno tenha frequentado e aprovado dividida pelo número total dessas disciplinas.

Aumenta o número de disciplinas a serem examinadas na 10ª e 12ª classes

Entretanto, e para além da extinção da dispensa nas classes de Exames, aumentaram o número de disciplinas a serem examinadas na 10ª para o 1º Ciclo e 12ª classes para o 2º Ciclo.

“No 1º Ciclo realizam-se exames a 8 disciplinas, designadamente, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia”, ficando sem exames as disciplinas de Língua Francesa, Línguas Moçambicanas, Artes Cénicas, Educação Visual, Educação Física, tecnologias de Informação e Comunicação, Noções de Empreendedorismo e Agropecuária.

“No 2º Ciclo cada aluno realiza exames da sua área curricular, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Francesa, Introdução a Filosofia, Matemática, Geografia, História, Biologia, Química, Física e Desenho e Geometria Descritiva”, porém não há lugar a exames nas disciplinas de Línguas Moçambicanas, Introdução a Psicologia e Pedagogia, Artes Cénicas, Turismo, Educação Visual, Educação Física, Tecnologias de Informação e Comunicação, Noções de Empreendedorismo e Agropecuária.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!