Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Novo projecto de gestão comunitária de florestas

Moçambique vai contar a partir da próxima sexta-feira com um novo projecto de gestão comunitária sustentável de florestas. O objectivo do projecto, a ser oficialmente lançado em Maputo, é promover a gestão sustentável dos recursos naturais através da participação das comunidades locais na protecção, conservação e restauração da integridade das florestas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.

Esta iniciativa, financiada pela União Europeia, será implementada pela organização ‘Justiça Ambiental’ em parceria com a ORAM e a OXFAM. Estudos realizados, em 2009, nas províncias de Cabo Delgado e Zambézia, Norte e Centro de Moçambique, respectivamente, revelam que a problemática da exploração dos recursos florestais no país atingiu proporções alarmantes e insustentáveis nos últimos anos pelo que é urgente a tomada de consciência da gravidade desta situação.

Assim, entende-se que há toda a necessidade de se agir para se adoptar, a todos os níveis, planos e formas de uso sustentável dos recursos que façam com que a conservação ambiental seja parte integrante do desenvolvimento.

O projecto, a ser desenvolvido na província da Zambézia, consiste na assessoria das comunidades de Muzo, no distrito da Maganja da Costa, Nipiodi, em Mocuba e Ile, e Uape, no de Gile, em matérias legais e técnicas de elaboração, licenciamento e legalização de planos de a vida para que ela fosse liberta do jugo colonial, respeitando as leis, os valores e os ideais sob os quais se assenta a moçambicanidade.

Este líder juvenil disse, em nome dos jovens, que, com o respeito e valorização da tradição histórica e da moçambicanidade, se estará a consolidar a ponte da continuidade e renovação de gerações que honra a Unidade Nacional e reforça o combate a pobreza em prol do desenvolvimento em todos os domínios.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!