O Governo espanhol, chefiado por Mariano Rajoy, eleito nas eleições legislativas de Novembro de 2011, acaba de aprovar o desembolso anual de cerca de 30 milhões de euros para apoiar programas de desenvolvimento socioeconómico de Moçambique entre 2012 e 2013.
O mesmo valor havia sido traçado pelo anterior Governo de José Luís Zapatero, mas devido à mudança de Governo, aliada ao agravamento da crise económico-financeira na Espanha, “houve receio que o programa poderia ser alterado”, conforme comentários expressos ao Correio da manhã por Lopez Busquets, embaixador da Espanha no Maputo, salientando que o seu país vai continuar a apoiar os esforços de Moçambique visando acelerar o desenvolvimento socioeconómico do país.
Daquele valor, cerca de 12 milhões de euros serão canalizados directamente para o Orçamento do Estado, enquanto o restante montante vai servir para a viabilização de vários projectos de desenvolvimento socioeconómico de Moçambique.
A Espanha tem vindo a apoiar áreas da Saúde, Educação, Infra-estruturas e o empoderamento de pequenas e médias empresas moçambicanas, segundo ainda Lopez Busquets.