Um Centro de Saúde do tipo II está a ser construído na zona da barragem, arredores da cidade de Nampula, num investimento avaliado em dois milhões de meticais. As obras estão a cargo da empresa Construções Africa Lda e serão executadas num período de cinco meses.
A cerimónia do lançamento da primeira pedra da empreitada foi orientada pela vice-ministra da Saúde, Nazira Valy, que no seu discurso, apelou as autoridades sanitárias da província, no sentido de disponibilizarem todos os recursos necessários para o funcionamento daquele futuro Centro de Saúde que contará com uma maternidade, com a capacidade de seis camas, incluiindo os serviços de pequena cirurgia, consultas de pediatria e de adultos.
Castro Namuaca, presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, revelou que o grupo de empresários que financiou a contrução da referida unidade sanitária comprome-se, igualmente, pela disponilização do equipamento necessário, cabendo, apenas ao sector de saúde a alocação de recursos humanos.
Namuca disse ainda que a construção deste centro de saúde, faz parte de um projecto de construção de tres centros, ao longo do quinquénio. Conforme apuramos, a nova unidade sanitária irá beneficiar as comunidades de Cutuche, Nahene, Chicuala e Niaru, cujos residentes têm sido forçados a percorrer mais de 10 qulometros à procura de cuidados médicos.