Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Novo aumento de combutíveis em Moçambique

Um mês depois do último aumento os combustíveis fósseis voltam a sofrer novo agravamento apartir da meia noite desta terça-feira, em todo o território nacional por decisão do Governo. O maior aumento é no preço da Gasolina que passa dos actuais 26.57 Mt para 31.09 Mt, num aumento de 17 por cento. 

O diesel passa a custar 28.16 Mt, contra os antigos 24.7Mt, e o petróleo de iluminação, combustível usado pela maioria dos moçambicanos mais pobres sobretudo residentes nas zonas rurais, aumentou 15 por cento passando a custar 20.61 Mt. O menor aumento regista-se no preço do Gás de cozinha que passa a custar 44.48 Mt, contra os antigos 42.77 Mt.

Segundo o vice Ministro da Energia este aumento visa ajustar a tarifa à nova realidade no mercado internacional, contudo as autoridades moçambicanas “continuarão a proteger os sectores mais necessitados” através de subsídios ao gasóleo, no âmbito da modalidade acordada com os operadores do transporte semi-coletivo de passageiros, especialmente das zonas urbanas.

Recorde-se que recentemente o Executivo de Armando Guebuza anunciou a redução em 50% do Imposto de Combustível na taxa sobre o gasóleo para os sectores da agricultura (tractores e auto combinadas), indústria mineira, o da geração da corrente eléctrica nos distritos não contemplados pela rede nacional, pescas artesanal, semi-industrial e industrial.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!