Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nove personalidades congolesas visadas por sanções da UE

O ministro congolês da Informação e porta-voz do Governo, Lambert Mende, figura na nova lista de nove personalidades congolesas visadas por sanções da União Europeia (UE), segundo um comunicado oficial europeu transmitido segunda-feira à imprensa.

Em virtude destas sanções que serão confirmadas durante o Conselho de Ministros da UE, a 19 de junho próximo, Lambert Mende estará proibido de visto para a Europa, e os seus ativos em bancos nos Estados-membros da UE serão congelados.

Antigo estudante em Criminologia na Universidade Livre de Bruxelas, Lambert Mende tem na Bélgica dois dos seus filhos aqui nascidos durante os seus tempos de estudante.

Segundo o comunicado, Lambert Mende é considerado o porta-voz da política repressiva do Governo de Kinshasa.

Figuram igualmente nesta lista de nove novas personalidades congolesas visadas pelas sanções da UE, Kalev Mutong, chefe da temida Agência Nacional de Inteligência, bem como Evariste Boshab, antigo ministro do Interior e da Segurança.

O seu sucessor e atual ministro do Interior, Ramazani Sharady, é considerado o principal comanditário das atrocidades que vêm sendo perpetradas há vários meses nas províncias congolesas do Cassai e do Cassai Central à fronteira com Angola.

Estes actos de barbárie resultante de conflitos alegadamente étnicos e tribais já causaram a morte de pelo menos 400 pessoas, muitas delas enterradas em valas comuns.

O ministro angolano das Relações Exteriores, George Chikoti, confirmou, em declarações à imprensa, que milhares de Congoleses fugidos da violência no Cassai e no Cassai Ocidental continuam a refugiar-se na província fronteiriça da Lunda-Norte, no nordeste de Angola.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!