As autoridades de Caracas confirmaram esta sexta-feira o falecimento de nove tripulantes de um cargueiro de bandeira grega acidentado no litoral venezuelano. O “Aegean Wind” tinha 24 tripulantes – 15 filipinos e nove gregos.
As causas do incêndio, que começou na sala de máquinas, são desconhecidas. As chamas se propagaram rapidamente. O navio zarpara do Brasil com destino a Houston (Texas, Estados Unidos), com uma carga de ferro.
As autoridades venezuelanas enviaram dois barcos de patrulha e helicópteros em auxílio ao navio. O “Aegean Wind” pertence à empresa grega Atlantic Bulk Carriers. O comandante-geral da Marinha venezuelana, Carlos Aniasi, disse à televisão estatal VTV que os corpos foram encontrados por outros tripulantes “em diferentes compartimentos” do cargueiro.
Aos nove mortos somam-se cinco feridos, um deles em estado grave, que foi levado a Caracas para atendimento médico especializado. Foi instalado um hospital de emergência na ilha Blanquilla (nordeste), localizada a 33,15 milhas náuticas (55,8 quilômetros) a noroeste do navio acidentado.