Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Fortes tempestades congelam Natal nos EUA e deixam pelo menos 23 mortos

Ventanias, nevascas, chuvas fortes, inundações, tornados: dois terços dos Estados Unidos ainda sofriam nesta sexta-feira com o clima extremamente hostil, tornando perigosos os deslocamentos e provocando o cancelamento de vários serviços religiosos de Natal.

Pelo menos 23 pessoas morreram, a maioria em acidentes de trânsito. Várias estradas interestaduais precisaram ser fechadas e milhares de motoristas foram impedidos de dirigir por causa do frio, no momento do ano em que os americanos tradicionalmente mais viajam. Entre os mortos estão três motoristas de Oklahoma (sul), que foram atropelados por outros veículos depois de terem deixado seus próprios carros.

Na Louisiana (sul), um homem morreu esmagado por uma árvore que caiu sobre sua casa. Os meteorologistas não acreditam que esta frente, a segunda tempestade brutal a atingir os Estados Unidos desde semana passada, vá embora antes do sábado. “Isto é um desastre”, indicou Chris Vaccaro, porta-voz dos serviços de meteorologia americanos (NWS, na sigla em inglês).

Dois terços do país foram afetados pelo mau tempo, que castigou os americanos com severas tempestades elétricas na costa do golfo do México, geadas ao longo do litoral leste e uma furiosa ventania no Meio Oeste. A tempestade “atinge uma parte enorme do território e registra precipitações recorde”, disse Vaccaro nesta sexta-feira à AFP. “É incomum que haja duas tempestades excepcionais no lapso de uma semana” nesta época do ano. Em Oklahoma City (Oklahoma), a neve já chega a 35 centímetros, um recorde absoluto para o estado.

Para as últimas horas desta sexta, são esperados até 61 centímetros de neve em algumas áreas do norte do país. Além disso, as autoridades lançaram alertas de ventanias em Dakota do Norte (norte) e no Texas (sul), onde a cidade de Dallas – que não tinha um Natal branco desde 1926 – está coberta por 7,5 centímetros de neve. Centenas de igrejas cancelaram seus serviços na quinta e na sexta-feira, segundo a imprensa local. Algumas pediram prudência aos fiéis, exortando que só saiam de casa se puderem garantir sua segurança.

Para a costa leste do país, os meteorologistas preveem mais chuvas geladas e fortes tempestades da Carolina do Norte (sul) até New England (norte). Vários alertas de inundações já foram emitidos, devido à quantidade de neve que caiu na semana passada e certamente derreterá nos próximos dias. No centro do país, o NWS desaconselhou qualquer deslocamento, julgando as condições do trânsito “perigosas ou mesmo impossíveis”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!