Nove jovens foram mortos quarta-feira na explosão duma mina na cidade de Derna, no leste da Líbia, numa zona antes ocupada pela organização Daech (Estado Islâmico), indicaram fontes hospitalares. O engenho explodiu quando estes jovens tentavam tirar as minas deixadas pelo Daech, precisaram quinta-feira fontes do hospital al-Hraich.
Os combatentes da organização Daech retiraram-se imediatamente quarta-feira, nas primeiras horas, do bairro denominado « 400 » e dos campos agrícolas de Al-Fattaih, dois bastiões sob controlo da organização na cidade oriental de Derna, segundo habitantes locais.
Testemunhas assinalaram que um cortejo de dezenas de veículos pertencentes ao Daech tomou a direcção do sul da zona de Al-Mekhili, onde se abasteceu numa estação de gasolina que incendiou depois, antes de prosseguir para “200” que leva à cidade de Ajdabiya (leste).
A região foi teatro de confrontos violentos nos dois últimos dias, durante os quais o Conselho dos Moujahidine da Choura de Derna, um grupo islamita rival de Daech, e os jovens que o apoiam conseguiram obrigar os combatentes da organização terrorista a fugir.