Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nova onda de violências em Universidade da África do Sul

A tensão continua alta na Universidade do Cabo, na África do Sul, depois do desdobramento de efectivos da Polícia anti-motim, terça-feira à noite, para conter uma nova onda de violência. Os estudantes, que chegaram a demolir, ano passado, a estátua do colonizador britânico Cecil John Rhodes do Campus, concentraram-se para protestar contra a discriminação no seio da prestigiada instituição, até invadirem residências e erguerem barricadas a que atearam fogo.

O vice-reitor da Universidade, Max Price, prometeu encetar perseguições penais contra os autores destas violências, enquanto oito estudantes já foram suspensos. Ele indicou que as autoridades não vão deixar um pequeno grupo de “rebeldes violentos” impedir 27 mil estudantes de estudar num ambiente seguro.

Além disso, a Universidade do Kwazulu Natal obteve uma interdição do Alto Tribunal contra trabalhadores contratuais que exigiam com violência que fossem imediatamente recrutados pela instituição.

Em finais do ano passado, milhares de estudantes participaram em manifestações em todo o país, obrigando o Governo a bloquear qualquer aumento das taxas de matrículas para o ano lectivo 2016. A questão foi levada diante do Parlamento, terça-feira, onde a Rede de Transformação do Ensino Superior (HETN) pediu às universidades a divulgação do seu estatuto financeiro.

Durante um discurso diante do Comité para o Ensino Superior da Assembleia Nacional relativo ao Projecto de Emenda sobre o Ensino Superior, a presidente da HETN, Ingrid Tufvesson , disse que as universidades não fizeram nenhuma transformação e não deixaram transpirar nenhuma informação relativa aos seus fundos cuja origem remonta à época do apartheid.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!