Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Norte-americanos e alemão ganham Nobel de medicina

Os norte-americanos James Rothman e Randy Schekman e o alemão Thomas Suedhof ganharam o prémio Nobel de medicina 2013 pelo trabalho sobre como os hormónios são transportados através das células, o que representou um avanço no conhecimento sobre doenças como a diabetes e Alzheimer.

A comissão do Nobel disse que o trabalho dos três cientistas tem grandes implicações no caso de patologias neurológicas, assim como condições que afetam órgãos vitais. “Sem essa organização maravilhosamente precisa, a célula iria decair ao caos”, disse em comunicado a assembleia do Nobel no Instituto Karolinska, da Suécia, ao conceder o prémio de 8 milhões de coroas suecas (1,2 milhão de dólares).

“Através das suas descobertas, Rothman, Schekman e Suedhof revelaram o peculiar sistema preciso de controle do transporte e entrega de carregamentos celulares”, disse o comité.

Por exemplo, a pesquisa esclarece como a insulina é fabricada e lançada no sangue no lugar e hora certa, disse o comité do Nobel no comunicado.

O prémio de medicina é o primeiro Nobel a ser concedido a cada ano. Os prémios por reconhecimento em ciências, literatura e paz foram os primeiros a serem entregues em 1901, de acordo com o testamento do inventor da dinamite e empresário Alfred Nobel.

Rothman é professor da Universidade de Yale; Sheckman é professor na Universidade da Califórnia; e Suedhof é professor na Universidade de Stanford.

“Estas lindas descobertas têm importância para a compreensão do corpo humano e óbvias implicações para doenças em vários orgãos como no sistema nervoso, diabetes e distúrbios imunológicos”, disse o professor de oncologia Jan-Inge Henter, do Instituto Karolinska, em entrevista coletiva.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!