A importação de forma regular de gás natural a partir da África do Sul deverá ocorrer a partir de 10 de Novembro de 2011, altura em que a refinaria ENGEN deverá reiniciar a sua produção.
De acordo com a IMOPETRO (Importadora Moçambicana de Petróleos, Lda.), continuam a se registar reduções na produção de gás na refinaria daquela empresa sulafricana contratada pela empresa moçambicana para o fornecimento do produto, continuando igualmente a ocorrer reduções na produção de GPL nas outras três refinarias localizadas na África do Sul.
A importação e o respectivo fornecimento ao mercado nacional estão condicionados, esperando a IMOPETRO receber esta semana apenas 200 toneladas de GPL, “quantidade manifestamente inferior ao consumo normal”.
A hipótese que se admitira de receber um navio para descarga directa de GPL no Maputo é inviável por questões de segurança operacional, devendo o referido navio proceder ao descarregamento do produto em Port Elizabeth, na África do Sul, de onde o GPL será transportado para Moçambique.