Líder mundial da telefonia móvel, a finlandesa Nokia concluiu um acordo com o grupo de informática americano Microsoft para equipar seus aparelhos celulares com o Office, afirmou nesta quarta-feira o Wall Street Journal.
Esta parceria deve ser revelada esta quarta-feira por Kai Oistamo, vice-presidente da unidade de telefonia da Nokia, e Stephen Elop, presidente da divisão Microsoft Business, indicou o jornal econômico, citando sem identificá-la, uma fonte próxima ao caso. As duas empresas anunciaram que haverá uma conferência telefônica entre seus dois dirigentes nesta quarta-feira às 15H00 GMT.
Com este acordo, a Microsoft poderá consolidar sua posição no setor de telefonia móvel. O Office, que deve lançar uma série nova geração no mercado no primeiro semestre de 2010, vem enfrentando muita concorrência, principalmente com os aplicativos on-line, como editores de textos e de fotos, oferecidos gratuitamente pelo gigante da Internet Google.
Já a Nokia enfrenta uma disputa no mercado de telefones multifunções da BlackBerry do canadense RIM e do iPhone da americana Apple, mas também a chegada de aparelhos que funcionam com o sistema de exploração Android da Google.