A finlandesa Nokia anunciou um tablet com a sua marca licenciada usando a plataforma Android do Google, apenas seis meses depois de a companhia vender o seu negócio de telefones e dispositivos à Microsoft por mais de 7 bilhões de dólares.
A Nokia disse que a fabricação, distribuição e vendas do tablet N1 serão administradas pela taiuanesa Foxconn. O chefe de produtos da unidade Technologies da Nokia, Sebastian Nystrom, disse que a companhia quer dar sequência à iniciativa com mais dispositivos no futuro.
O plano é de que o tablet, que tem interface própria da Nokia, chegue às lojas na China no primeiro trimestre do próximo ano com um preço estimado de 249 dólares antes de impostos, sendo que as vendas serão ampliadas a outros mercados depois disso.
Depois do acordo de 5,6 bilhões de euros com a Microsoft, a Nokia ficou com o seu negócio de equipamentos de redes e serviços, além do seu negócio HERE, de mapeamento e navegação, e a unidade Technologies, que gere pagamentos de licenciamentos sobre as suas patentes e realiza pesquisa e desenvolvimento.
Na semana passada, o presidente-executivo da companhia, Rajeev Suri, disse que a empresa procura maneiras de trazer a marca de volta aos mercados consumidores através de acordos de licenciamento com fabricantes de produtos electrónicos.