Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

No sexto dia da sua hospitalização Nelson Mandela continua a melhorar

O antigo presidente da África do Sul, Nelson Mandela, completou nesta quinta-feira (13) o seu sexto dia num hospital de Pretória, após experimentar ontem a primeira melhoria no seu estado de saúde desde que foi internado por uma infecção pulmonar.

‘Esperança para o nosso querido Madiba (nome com o qual Mandela é conhecido popularmente na África do Sul)’, diz hoje a manchete do jornal ‘The Times’, que reflete o otimismo moderado no país depois que o presidente Jacob Zuma anunciou nesta quarta-feira (12) a melhoria.

As boas novas redobraram a esperança de familiares, amigos e compatriotas do primeiro presidente negro da história da África do Sul, que foi hospitalizado no último sábado em estado grave, mas estável.

As homenagens e demonstrações de apoio a Mandela acontecem por todo o país. A edilidade da Cidade do Cabo tornou hoje pública sua intenção de construir uma estátua do ícone da luta contra o ‘apartheid’ defronte à sede do executivo da cidade, onde Mandela fez o seu primeiro discurso após sair da prisão em 1990, informou a agência de notícias local ‘Sapa’.

Apesar da renovada esperança, as pessoas mais próximas de Mandela continuam a pedir respeito com a intimidade do prémio Nobel da Paz de 1993, como fez o seu antigo companheiro de luta, o judeu Denis Goldberg. ‘Eu gostaria que deixássemos em paz o nosso grande amigo e líder’, disse Goldberg em declarações publicadas hoje pelo jornal local ‘The Star’.

Mandela foi internado em quatro ocasiões desde o mês de dezembro. O ex-presidente sofre com problemas respiratórios desde a sua passagem pelas prisões do ‘apartheid’, nas quais passou 27 anos pelas suas ações contra o regime racista.

Mandela foi eleito presidente da África do Sul em 1994, após 67 anos de ativismo contra o sistema segregacionista, que começou a ser desmantelado com a sua libertação quatro anos antes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!