A Nigéria superou a África do Sul como a maior economia da África depois de uma revisão nos cálculos quase dobrar o seu produto interno bruto, mostraram as estatísticas oficiais, este domingo (6).
O PIB de 2013 do maior produtor de petróleo da África totalizou 80,22 trilhões de nairas ou 509,9 bilhões de dólares, disse o Departamento de Estatísticas da Nigéria. Esse novo resultado modifica a relação dívida-PIB da Nigéria para 11 por cento em 2013, contra 19 por cento em 2012, acrescentou o chefe de estatísticas Yemi Kale, na capital Abuja.
A maioria dos governos revê o cálculo do PIB, de tempos em tempos, para reflectir mudanças, mas a Nigéria não havia feito isso desde 1990. Setores como o comércio online, telefonia celular e a indústria de filmes chamada de “Nollywood” tiveram de ser incluídas para formar um cenário mais preciso.
Com os investidores estrangeiros a prestarem mais atenção no país, a Nigéria foi forçada a calcular mais precisamente suas estatísticas, inclusive o PIB, disse Kale, acrescentando que o ano base seria recalibrado a cada cinco anos, de acordo com normas globais.
A Nigéria, país mais populoso da África, com 170 milhões de pessoas, vem crescendo como um destino de investimentos estrangeiros, devido ao tamanho do seu mercado consumidor e ao crescimento do seu mercado de capitais.