O presidente da News Corp, Rupert Murdoch, um dos defensores mais ardentes da imprensa tradicional, apresentou esta quarta-feira o primeiro jornal criado especialmente para tablets, como o iPad. “The Daily”, jornal eletrônico disponível nos Estados Unidos, aborda desde política nacional norte-americana a desportos e custa 0,14 dólar por dia, 0,99 dólar por semana ou 39,99 dólares anualmente.
Nas duas primeiras semanas, o jornal será oferecido como cortesia pela operadora Verizon. Com o lançamento, a News Corp faz uma grande aposta de que começar um jornal do zero com foco nos tablets pode ajudar a reviver a indústria da mídia, atacada pela diminuição da receita da publicidade e pelos menores índices de leitura.
Há apenas três anos, Murdoch desembolsou perto de 6 bilhões de dólares na compra do Dow Jones, que publica o Wall Street Journal. Murdoch afirmou que a companhia investiu cerca de 30 milhões de dólares no desenvolvimento do The Daily. Ele disse que o jornal tem um custo semanal inferior a 500 mil dólares por semana para ser mantido e que mediria seu sucesso ao “vender milhões de assinaturas”. “Nossas ambições são muito grandes, mas nossos custos são muito pequenos”, afirmou.
O editor Jesse Angelo disse que as notícias do The Daily terão, além do texto, fotos e vídeos em alta definição.