A polícia, em Nampula, neutralizou três indivíduos indiciados de porte ilegal de armas de fogo. Os indivíduos em causa eram provenientes de Montepuez, na província de Cabo Delgado.
A neutralização dos referidos supostos assaltantes a mão armada ocorreu, último fim-de-semana, no posto policial número um, Vila Nacala-Porto, depois da fiscalização da viatura em que se faziam transportar.
Miguel Bartolomeu, porta-voz da PRM em Nampula, diz que os três indivíduos, viajando num dos autocarros da transportadora vulgo Maning Nice, traziam consigo duas pastas contendo duas armas e fardamento militar, os uniformes, armas do tipo AK47 e pistola macarove, com 17 munições.
Miguel Bartolomeu diz que os indiciados foram encaminhados para Cabo Delgado, onde o caso será esclarecido tendo em conta um assalto a mão armada registado recentemente no distrito de Montepuez.
“Seguiu-se a revista das bagagens, tendo sido encontradas duas pastas contendo duas armas de fogo sendo uma do tipo AK47 com o número 3665, contendo 11 munições. A outra foi do tipo pistola macarove número 4672 com seis munições. Duas calças, duas camisas, um boné e uma camisola, todos artigos militares. Em conexão com o caso, três indivíduos suspeitos de serem autores de porte destes artigos foram detidos… desta feita, os três suspeitos, bem como as armas e os artigos militares, foram levados à província de Cabo Delgado através duma brigada destacada do comando provincial daquela província…”.
Outras ocorrências policiais
Ainda do rescaldo das actividades policiais, do último fim-de-semana, o porta-voz diz que, em Nampula, foram detidos outros 19 indivíduos indiciados de vários crimes, entre os quais roubos e ofensas corporais.
No que diz respeito ao controlo do trânsito rodoviário, segundo Miguel Bartolomeu, a província notificou cinco acidentes de viação que resultaram em igual número de óbitos e danos materiais. O excesso de velocidade foi apontado como a principal causa.