Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nenhum pai deve ser impedido de matricular o filho por falta de Cédula Pessoal

Tem início nesta terça-feira (01), em todo o território moçambicano, o processo de matrículas para a 1ª classe. Durante três meses (01 de Outubro a 31 de Dezembro próximo), prevê-se inscrever 1.321 milhão novos ingressos e nenhuma criança deve ser impedida de se matricular por falta de Cédula Pessoal ou outro documento de identificação, informou, esta segunda-feira (30), em Maputo, o Ministério da Educação (MINED).

O porta-voz do MINED, Eurico Banze, disse que o processo de matrículas irá decorrer em 11.753 escolas primárias de todo território nacional e terá como público-alvo crianças que completam seis anos até finais de 2014.

Segundo Banze, este universo representa um incremento de mais de 300 mil alunos, quando comparado com o ano lectivo escolar de 2013. O interlocutor sublinhou que para o cumprimento da meta plasmada é necessário que os pais e encarregados de educação, autoridades locais, religiosas e outros segmentos sociais intervenham para que nenhuma criança em idade escolar fique desprovida de frequentar a escola. “Os gestores escolares devem ser capazes de criar condições para que as matrículas ocorram sem sobressaltos”, apelou Banze.

Ele alertou, de forma reiterada, que não se pode impedir que as crianças sejam matriculadas por falta de alguma identificação, porque o sector da Educação abre a espaço para o documento em causa seja entregue durante o decurso das aulas.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts