Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nelson Lineu estreia-se com ‘cada um em Mim’

O escritor moçambicano, Nelson Lineu, publica a sua primeira obra poética na quarta-feira, 9 de Abril, num evento a ter lugar no Centro Cultural Brasil-Moçambique. O livro intitulado ‘cada um em Mim’ é chancelado pela Revista Literatas, sob a organização do Movimento Literário Kuphaluxa e tem o patrocínio do FUNDAC.

‘Cada um em Mim’ é um livro que possui duas vertentes – interna e externa. Como sujeito poético, no meu ego tenho vários ‘eus’. Neste sentido, a obra acaba por ser a cara destas personagens. O lado externo reflecte o modo como o mundo, as pessoas e todas as coisas envolvidas, principalmente o mar, vivem dentro de mim. Há uma dialéctica entre estas realidades coabitam o mesmo espaço – o meu eu”.

Esta acepção é expressa respondendo a razão de ser do título da obra. Mas, como mais adiante explica, o livro podia também ser intitulado Palavras. Elas, formando textos poéticos focalizados no belo e no estético, incluindo uma lírica erótica, são abundantes.

Com o livro impresso, o interior do poeta Lineu exteriorizou-se ganhando uma nova forma material. Como é que se descreve esse ego? Não há dúvida de que a leitura do ‘cada um em Mim’ é o caminho para se encontrar a resposta. De qualquer modo, explica o escritor que se está diante de “um passaporte para o nosso interior, na medida em que – com o livro – procuro incitar às pessoas para que descubram como elas são”. Por outro lado, lembra Lineu, “a professora Fernanda Angius escreveu no prefácio que estamos perante um eu lírico, alguém que deseja uma partilha ou que acha que viver é, necessariamente, partilhar. De facto, para mim viver é partilhar-me com os outros”.

Nelson Lineu nasceu no dia 26 de Janeiro de 1988, na cidade de Quelimane, na província de Zambeze. É estudante de Filosofia na Faculdade de Filosofia da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo. Confira a matéria na íntegra na próxima sexta-feira, dia 11, no Jornal @Verdade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!